top of page
LOGO GEPGEO OFICIAL.jpg

Um pouco sobre o GEPGEO - Grupo de Estudos e Pesquisas em Geometria

A formação continuada de professores envolve diversos espaços educativos,sendo um movimento constante e necessário no sentindo de se (re)constituir professor. Christov (2005, p. 9) cita que essa necessidade é advinda, principalmente, pela “própria natureza do saber e do fazer humanos como práticas que se transformam constantemente. A realidade muda e o saber que construímos sobre ela precisa ser revisto e ampliado sempre durante diversos tempos”.

Tomando essa situação como emergente, visando contemplar essa demanda, se constitui, no ano de 2016, no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECIMAT – da Universidade Franciscana, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Geometria – GEPGEO, que vem estudando maneiras de estimular o ensino de Matemática e, mais especificamente, o ensino da Geometria, com atividades de ensino e pesquisa, tanto na formação inicial quanto na formação continuada de professores de Matemática.


Alguns apontamentos trazem o ensino de Geometria como uma temática constante em trabalhos na área da Educação Matemática. Entretanto, autores como Leivas e Cury (2010) questionam se o abandono do ensino da Geometria nas escolas já foi superado, em particular na educação básica e, principalmente, como essa disciplina está sendo apresentada pelos professores.


Nesse sentido, o GEPGEO, na forma como foi proposto – aberto à participação de interessados pelo tema, graduandos e pós-graduandos da Universidade Franciscana e de outras instituições, professores do ensino básico e superior – permite a discussão e a contribuição de diferentes olhares sobre os temas selecionados pelo grupo a partir de textos e experiências práticas.


É válido destacar que a possibilidade da discussão conjunta, de diversos olhares, enriquece não só a compreensão e o aprofundamento das leituras sugeridas, também o amadurecimento das possibilidades de aplicação das propostas que vierem a ser cogitadas quanto à implementação da ideia e à escrita em conjunto.


A cada ano, os temas são repensados e adequados às necessidades dos participantes do grupo, pensando em um espaço de formação colaborativo e nos desafios que podem vir a se colocar nos ambientes escolar e acadêmico.

No ano de 2016, foram trabalhadas questões relacionadas à Topologia, seu ensino e aprendizagem. Em 2017, o grupo sentiu a necessidade de modificar seu olhar, e foram realizados estudos relacionados à utilização de materiais didáticos para o ensino da Geometria, temática que prevalece até o corrente ano.

REFERÊNCIAS

CHRISTOV, L. H. da S. Educação Continuada: função essencial do coordenador pedagógico. In: BRUNO, E. B. G.; CHRISTOV, L. H. da S. (Org). O coordenador pedagógico e a educação continuada. São Paulo: Edições Loyola, 2010.

LEIVAS, J. C. P.; CURY, H. N. Análise de erros em soluções de um problema de geometria: uma investigação com professores em formação continuada. Revista
Eletrônica em Educação Matemática, Florianópolis, v.5, n.1, p. 71-83, 2010.

Sobre mim: Perfil
bottom of page